terça-feira, 14 de julho de 2009

Caminhada Nocturna | 8 Agosto ' 09

Os participantes nesta actividade vão ter a oportunidade, não só de usufruir de uma agradável caminhada, como também de, no final, contemplar o firmamento com o auxílio de 2 telescópios. Esta ligeira caminhada pode ser prerscrita a qualquer pessoa dos 8 aos 80 e, prova disso, são os seus ajustados 8 Km de duração, propostos para este dia 8.8. A caminhada nocturna é única e exalta todos os nossos sentidos. Estando garantido o conforto do piso, sem grandes obstáculos e em vias mais largas do que o habitual, poderemos prestar toda a atenção aos sons da natureza: o silêncio dos vales a adormecer na noite, o canto dos grilos, o coaxar de uma rã, o ladrar longínquo de um ou outro cão, ou mesmo o sussurrar da brisa na vegetação. Mas o ambiente nocturno estimula também a visão. Com o cair da noite e , se a noite o permitir (sem nuvens), neste percurso de baixa iluminação pública, teremos ainda a oportunidade de desfrutar do panorama deslumbrante que uma noite estrelada proporciona e de ver de perto a face visível da Lua, que nesta noite estará em quarto minguante. Esta actividade faz parte do conjunto de actividades organizadas pelas associadas da FCMP e está ainda inserida na agenda de actividades do "AIA 2009 - Ano Internacional da Astronomia".

percurso
\\ início - Centro Interpretativo Castelo Arnoia, Celorico Basto
(41º21'50,6''N; 08º03'15,5''W)

\\ final - Alto do Viso, Celorico Basto
(41º24'42,1''N; 08º03'45,3''W)

informações práticas
\\ Distância 8,0 Km | Subida acumulada 317m
\\ inscrições até 6.Ago | bastomove.te@gmail.com ou Posto Turismo Celorico Basto (nome e data de nascimento)
\\ custo €5 (gratuito para associado ou portador carta montanheiro)

\\ programa: 21h00 concentração | 21h30 partida | 23h30 chegada e sessão de observação do céu nocturno
\\ transporte do final até ao ponto de partida
\\ desconto 20% nesta noite no novo Camping - Celorico Basto

material necessário
\\ calçado confortável
\\ mochila com água e reforço
\\ roupa quente
\\ lanterna (1 por pessoa)



inscreve.te e vem fazer esta caminhada connosco!

2 comentários:

basto disse...

A sessão de observação terá lugar nas imediações da capela do Viso, cerca de 15 min após a chegada dos participantes na caminhada, que se prevê entre as 23h30 e as 00h00.
No âmbito do Ano Internacional da Astronomia a basto move.te convida todos os interessados na sessão de observação, a comparecerem no Viso para usufruirem da sessão de observação prevista (caso as condições metereológicas o permitam).

basto disse...

Mais informações através do 960105474
(contacto disponível durante dia/noite da actividade)