quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Iª Caminhada "Vila Nova do Freixieiro - Villa de Basto"




A 1ª Caminhada, intitulada “Vila Nova do Freixieiro - Villa de Basto”, terá o seu início no Pelourinho da Vila Nova de Freixieiro (junto ao edifício da antiga Câmara Municipal), na freguesia de Britelo e termina no Pelourinho da Villa de Basto (junto à Escola Básica do 1.º Ciclo do Castelo), na freguesia de Arnoia.

É um trilho com interesse paisagístico e cultural. Tem um traçado linear de aproximadamente 14 Km, por antigos caminhos rurais, alguns em calçada, sendo o grau de dificuldade médio/baixo, realçando-se apenas um desnível um pouco mais acentuado na parte final do percurso.


Iniciada a caminhada, a partir do Pelourinho da
Vila Nova de Freixieiro, em direcção à Praça Cardeal D. António Ribeiro, segue-se por um caminho asfaltado, paralelo ao Rio Freixieiro, passando junto à Casa da Laje e, mais adiante, por uma pequena Ponte de Época Moderna que liga os lugares de Laje e Além Rio. Seguindo em direcção ao lugar de Loureiro, podemos contemplar a bela paisagem do Vale do Freixieiro e os moinhos que este reúne. Depois de uma merecida pausa, percorrem-se alguns caminhos florestais e de servidão (acesso a campos agrícolas), passando em frente ao casal de Soutulho, em direcção ao lugar de Ponte Feixe, onde se juntam as duas ribeiras que formam o Rio Freixieiro (Ribeiras de Infesta e do Cais). Após 8 Km de caminhada, percorre-se agora um antigo caminho que, por entre os patamares agrícolas deste vale, passa junto à arruinada Capela de Nossa Senhora da Graça, do século XVII, e muito próximo da Igreja de Basto (Santa Tecla). Ao longo do vale da Ribeira de Cais, percorremos um caminho onde ainda subsistem alguns vestígios de uma calçada dos séculos XVI-XVII que desaparece nas proximidades do lugar do Rio. Aqui, o percurso faz uma inflexão, iniciando uma ascensão de acentuado declive, mas de grande beleza paisagística. Na aproximação à aldeia de Covas, na freguesia de Carvalho, desfrutamos do belo panorama do vale e, após uma retemperada pausa junto à Capela de Santo Afonso Maria de Ligório, o trilho segue em direcção ao Pelourinho da Villa de Basto. Neste segmento, o traçado regista uma ascenção nitidamente mais acentuada, à medida que se aproxima da Capela de Santa Luzia, terminando junto ao antigo Pelourinho da “Villa de Basto”, onde teremos o prazer de uma visita ao milenar Castelo de Arnoia.

Informações práticas:
- Data: 08.Mar.2008

- Início: 8h00, Pelourinho da vila (junto ao edifício da antiga Câmara Municipal)

- Final: 13h00, Castelo de Arnoia, seguido de convívio gastronómico para retemperar forças

- A organização assegura o transporte até ao ponto de partida

Conselhos/Sugestões:
- Uso de calçado confortável, chapéu, impermeável (caso chova)
- Mochila com água e algo para petiscar ao longo do caminho
- 1 par de meias extra, para trocar no final da caminhada

INSCRIÇÕES ESGOTADAS
(até dia 05.Mar.2008)
(1) Posto de Turismo de Celorico de Basto
(2) Via e-mail: bastomove.te@gmail.com

Na inscrição deverá indicar:
Nome, Morada, Data de nascimento, N.º BI, Profissão, Contacto (telemóvel) e Email. Os participantes com idade inferior a 18 anos à data da actividade, têm obrigatoriamente que preencher do campo "autorização" da ficha de inscrição, disponível no Posto de Turismo de Celorico de Basto.


Aguardamos pela sua boa disposição e vontade de caminhar!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Velocipédi@ move.te



Foi um sucesso, esta 1ª actividade da "basto move.te". Como associação sem fins lucrativos que somos estamos empenhados na promoção da saúde em geral e na prática de desporto em particular, tendo sempre em mente a divulgação da nossa região: a de Basto. A Velocipédi@ é uma iniciativa que começou em 29 Julho de 2001 com um grupo de pessoas que conectaram Leiria a Monsanto de bicicleta. A estafeta velocipédi@ tem como objectivo:

"Fazer circular um Testemunho [simbólico] pelo maior número de localidades do nosso país onde residam membros da Mailing List "Velocipedia" através da utilização exclusiva de meios velocipédicos por forma a divulgar este tipo de mobilidade." Artigo I -Regulamento da Estafeta Nacional Velocipedi@

Contam-se já 40 etapas com sucesso, a última das quais com término em Guimarães. O convite surgiu e dispusemo-nos, por isso, em organizar aquela que será a 41ª etapa, rumo a Celorico de Basto. Iremos receber um grupo de BTT'istas, chefiado pelo nosso já conhecido Professor Orlando Lemos, à entrada do concelho de Celorico de Basto e daí desfrutaremos da companhia de todos aqueles que a nós se quiserem juntar. Será um trilho tipo BTT (Bicicleta Todo-o -Terreno) com aproximadamente 40 km de distância, de dificuldade moderada, sendo recomendável a prática prévia de BTT.

***

Informações práticas

- Data / Hora início: 16.Fev.2008 / 08h00
- Final: 19h00/20h00, incluindo tempo para banhos e convívio final (surpresa)
- Ponto de encontro: Praça Cardeal D. António Ribeiro (Câmara Municipal Celorico de Basto)
- Inscrição gratuita, sujeita a validação por parte da organização
- Idade mínima: 16 anos
- Limite de participantes: 60 pessoas

A organização garantiu:
- Seguro para todos os inscritos que cumpram as instruções dadas no briefing inicial
- Alimentação durante a prova (2 reforços energéticos e líquidos)
- Balneários para banhos no final da prova
- Convívio final, com jantar

Material necessário:
- Bicicleta BTT em plenas condições de funcionamento
- Capacete obrigatório, apropriado à prática de BTT
- Vestuário adequado às condições meteorológicas do dia
- Kit reparação BTT para total autonomia (câmaras de ar, bomba, etc)
- Recipiente de água (mínimo 500 ml) para hidratação entre etapas
- Toalha de banho e uma mudança de roupa quente e confortável para o final da prova.

***


Percurso disponível para download
Clica aqui para formato *.trk (track) ou aqui para formato *.rte (route)

***

Inscrições ESGOTADAS
(de 02.Fev.2008 a 11.Fev.2008)
(1) Posto de Turismo de Celorico de Basto - Necessária a autorização de encarregado de educação, se menor de idade. (2) Via e-mail bastomove.te@gmail.com - Apenas para participantes maiores de 18 anos, enviando email com os seguintes dados: Nome completo; Número de BI; Data de nascimento; Contacto (número de telemóvel)