quinta-feira, 31 de julho de 2008

Caminhadas de Verão

Para celebrar o Verão, apesar dos dias quentes envergonhados deste ano, vamos realizar, durante o mês de Agosto, 3 caminhadas informais e temáticas, exclusivas para associados. Queremos, uma vez mais, promover a nossa região e hábitos de vida saudável. Ao direccionarmos estas caminhadas apenas para associados, conseguimos simplificar a forma de participação, bem como aligeirar a organização das mesmas. Deste modo, para participar em cada uma das caminhadas os associados apenas têm que comparecer no local e data indicados. Não há inscrições, é só aparecer. Arrancamos para o trilho, 30 minutos após a hora marcada.



"Em torno do Castelo"
Pelourinho do Castelo (antiga escola primária)
16.Ago 9h00
Durante os últimos meses desenvolvemos trabalho de campo para a criação do primeiro percurso pedestre do concelho de Celorico de Basto, o "PR1". O percurso que vamos percorrer baseia-se neste nosso trabalho de campo e tem como núcleo o Castelo de Arnoia. Com partida e chegada do Pelourinho da antiga vila, iremos percorrer caminhos rurais, calçada antiga, visitar 3 núcleos habitacionais, vislumbrar as cercanias do vale de Basto, e vislumbrar o Castelo dos seus 360 diferentes ângulos. A panorâmica sub-alterna, em particular, idêntica à que os nossos antepassados viam, vindos de Amarante é imponente e soberba! A não perder.



"Lavoura dos cães"
Praia Fluvival de Quintela / Rego
24.Ago 15h30

«Uma festa no dia em que o diabo anda à solta, os agricultores mascaram-se, os cães são bois e as cabras são vacas.» Isto promete! A "Lavoura dos cães" é uma das mais insólitas e curiosas manifestações populares da região, associadas no calendário católico às festas em honra de S. Bartolomeu. A Lavoura faz-se todos os anos a 24 Agosto, na freguesia do Rego. Nós vamos então fazer o aquecimento para a lavoura, numa caminhada circular, com início e fim na praia fluvial. Depois vamos ajudar à lavoura, isto é, assistir ao cortejo, ao foguetório e festejar na romaria, noite dentro.


Caminhada Nocturna
Capela do Calvelo, Arnoia
30.Ago 21h00
Depois de muitos pedidos e sugestões vamos então fazer a nossa primeira caminhada nocturna. Aproveitando as noites de Verão, vamos percorrer um percurso, desta vez linear, entre a capela do Calvelo e a capela do Viso. O ambiente nocturno proporciona um ambiente único, que apela a todos os sentidos, proporcionando através de uma simples caminhada, uma experiência nova e inspiradora. Se a noite o permitir (sem nuvens), teremos um céu repleto de estrelas, com a via láctea e alguns planetas a acompanhar-nos. O facto de ser uma noite em que a lua não estará visível, diminuirá a nossa visibilidade terrestre mas aumentará a nossa percepção da imensidão do firmamento. Faremos durante a noite interpretação das principais estrelas e constelações visíveis nesta altura do ano. Para este percurso, além do material habitual será necessário uma lanterna por pessoa e roupa quente.


_Uma vez mais, para participar apenas é necessário apararecer no dia, dentro dos 30 minutos após a hora referida. Qualquer dúvida adicional, enviem-nos email para bastomove.te@gmail.com
Vá lá, move.te!

3 comentários:

matrixamp disse...

OLÁÁÁÁÁ..

Ena ena.. tanta novidade ... e eu k pensava que ia ter a agenda livre este verao/férias..lolol

Mas entre outras coisas lá estaremos. :p

Obrigados pelo esforço.

Tou MUUUUUIIITO curioso pela nocturna... :) a ver se alguém se perde...

lololol TOU A BRINCAR.. pork senao eu tb tava incluido...

Abraço: matrixamp

matrixamp disse...

Só para deixar o meu obrigado por estar tarde tao bem passada na vossa companhia.

Parabéns pelo mote escolhido, e pelo percurso elegido.

Obrigado: matrixamp

Já tenho 1 foto no meu blog. Visitem :p (sff.. claro)

matrixamp disse...

OLÁ

Já k este pessoal anda todo caladinho por estas bandas, cá vai um site para se inscreverem na Mini Caminhada ou na Corrida da Familia da 5a Maratona do Porto 2008. Os preços das inscriçoes sao mantidos os da 2a fase (entrava hoje dia 1/10 a 3a Fase) que é de 5€.

www.runporto.com ou www.maratonadoporto.com

Abç. Matrixamp