
É um trilho de enorme interesse paisagístico, ambiental e cultural, com um traçado linear, de dificuldade média, onde a presença de água e paisagens de amplos horizontes são uma constante. Acompanhados por límpidas levadas, frescos caminhos florestais, rústicos caminhos rurais e antigos caminhos públicos (alguns dos quais com calçadas em muito bom estado de conservação), vamos querer percorrê-lo devagar, sem demasiada pressa, dando espaço à contemplação da natureza e ao registo de cénicas fotografias.
O início do percurso far-se-á no largo em frente à igreja paroquial de Vilar de Ferreiros, seguindo depois por um dos antigos núcleos populacionais desta freguesia (o Bairro de Além). Após deixarmos para trás o centro desta freguesia iniciaremos uma acentuada descida por alguns quelhos de pavimento granítico e caminhos rurais até ao início da bela levada de Piscaredo. Esta notável construção que remonta, pelo menos, ao século XVIII, continua ainda hoje a assegurar o transporte das águas do rio Cabril para os férteis campos agrícolas que envolvem a vila de Mondim de Basto. Após percorrermos quase 3 kms desta levada, onde a água marca uma constante presença no embelezamento dos diversos recantos naturais percorridos, cruzamos o rio Cabril nas Mestras, utilizando uma travessia em penedos graníticos. Aí será possível descansar um pouco e observar a junção das águas do rio Cabril e do seu afluente, o rio Cabrão, bem como o açude das Mestras. Após caminharmos ao longo das margens do rio Cabril, iniciaremos uma longa e constante ascensão até à aldeia de Vila Chã, acompanhados pela presença de uma vegetação composta por pinheiros e cedros que oferecem apetecíveis espaços de sombra.
A aldeia de Vila Chã constitui o local onde se realizará o primeiro momento de descanso oficial e de abastecimento energético e hídrico (após 8 kms de caminhada). Localizada numa pequena chã no topo de uma encosta, Vila Chã, constitui um dos mais antigos núcleos populacionais da serra do Alvão, onde ainda é possível observar algumas habitações com os tradicionais telhados de lousa. De Vila Chã partiremos em direcção a Bilhó através do antigo caminho público, onde subsiste um interessante trecho da calçada medieval, especialmente na parte final desta ligação, na qual se faz a ascensão para Bilhó. Aqui, após a passagem pela igreja, percorreremos algumas das ruelas desta freguesia, pejadas de antigas e tradicionais habitações e após uma merecida pausa seguiremos em direcção ao vale do rio Cabrão. O caminho faz-se por uma paisagem de montanha. Tendo o monte da Senhora da Graça como pano de fundo, desceremos depois em direcção ao pontão sobre o rio Cabrão, através do antigo caminho que ligava as povoações de Bilhó e Cavernelhe. Após a passagem deste, iniciaremos uma nova ascensão, numa pequena calçada granítica e após um pequeno bosque far-se-á uma inflecção à esquerda por um estradão rural que bordejado por verdejantes campos agrícolas nos leva a cruzar a ribeira de Regadas e chegar, um pouco depois, às quedas de água do rio Cabrão.
- Chapéu, agasalho ou impermeável (conforme condições meteorológicas)
- Mochila com água e algo para petiscar ao longo do caminho
- Par de meias extra, para trocar no final da caminhada
- Uso de máquina fotográfica fortemente recomendado e aconselhado
(até dia 16.Abr.2008)
- Na inscrição deverá indicar: Nome, morada (concelho), data de nascimento, nº BI, profissão, contacto (telemóvel) e email.
- Caso já tenha participado numa actividade da basto move.te, ou caso seja associado, indique-nos apenas (via email ou no posto de turismo) o nome completo.
- Custo:
- Não associados 6,00€ (transferência bancária para o NIB 003600309910171822663, com envio de comprovativo via email ou no secretariado, no dia 20)
- Associados basto move.te: Grátis
- Os participantes com idade inferior a 18 anos à data da actividade, têm obrigatoriamente que preencher do campo "autorização" da ficha de inscrição, disponível no Posto de Turismo de Mondim de Basto.
- Será enviada confirmação de inscrição a todos os participantes.
- Devido ao enorme interesse paisagístico desta caminhada, caso se confirmem, na 6ª Feira, dia 18.Abr, previsões de mau tempo para o dia da actividade, esta caminhada será adiada, para o que contactaremos convenientemente todos os inscritos.
Em Mondim de Basto, no próximo dia 20 de Abril, move.te connosco!