
É um trilho com interesse paisagístico e cultural. Tem um traçado linear de aproximadamente 14 Km, por antigos caminhos rurais, alguns em calçada, sendo o grau de dificuldade médio/baixo, realçando-se apenas um desnível um pouco mais acentuado na parte final do percurso.
Iniciada a caminhada, a partir do Pelourinho da Vila Nova de Freixieiro, em direcção à Praça Cardeal D. António Ribeiro, segue-se por um caminho asfaltado, paralelo ao Rio Freixieiro, passando junto à Casa da Laje e, mais adiante, por uma pequena Ponte de Época Moderna que liga os lugares de Laje e Além Rio. Seguindo em direcção ao lugar de Loureiro, podemos contemplar a bela paisagem do Vale do Freixieiro e os moinhos que este reúne. Depois de uma merecida pausa, percorrem-se alguns caminhos florestais e de servidão (acesso a campos agrícolas), passando em frente ao casal de Soutulho, em direcção ao lugar de Ponte Feixe, onde se juntam as duas ribeiras que formam o Rio Freixieiro (Ribeiras de Infesta e do Cais). Após 8 Km de caminhada, percorre-se agora um antigo caminho que, por entre os patamares agrícolas deste vale, passa junto à arruinada Capela de Nossa Senhora da Graça, do século XVII, e muito próximo da Igreja de Basto (Santa Tecla). Ao longo do vale da Ribeira de Cais, percorremos um caminho onde ainda subsistem alguns vestígios de uma calçada dos séculos XVI-XVII que desaparece nas proximidades do lugar do Rio. Aqui, o percurso faz uma inflexão, iniciando uma ascensão de acentuado declive, mas de grande beleza paisagística. Na aproximação à aldeia de Covas, na freguesia de Carvalho, desfrutamos do belo panorama do vale e, após uma retemperada pausa junto à Capela de Santo Afonso Maria de Ligório, o trilho segue em direcção ao Pelourinho da Villa de Basto. Neste segmento, o traçado regista uma ascenção nitidamente mais acentuada, à medida que se aproxima da Capela de Santa Luzia, terminando junto ao antigo Pelourinho da “Villa de Basto”, onde teremos o prazer de uma visita ao milenar Castelo de Arnoia.
Informações práticas:
- Data: 08.Mar.2008
- Início: 8h00, Pelourinho da vila (junto ao edifício da antiga Câmara Municipal)
- Final: 13h00, Castelo de Arnoia, seguido de convívio gastronómico para retemperar forças
- A organização assegura o transporte até ao ponto de partida
Conselhos/Sugestões:
- Uso de calçado confortável, chapéu, impermeável (caso chova)
- Mochila com água e algo para petiscar ao longo do caminho
- 1 par de meias extra, para trocar no final da caminhada
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
(até dia 05.Mar.2008)
(até dia 05.Mar.2008)
(1) Posto de Turismo de Celorico de Basto
(2) Via e-mail: bastomove.te@gmail.com
(2) Via e-mail: bastomove.te@gmail.com
Na inscrição deverá indicar: Nome, Morada, Data de nascimento, N.º BI, Profissão, Contacto (telemóvel) e Email. Os participantes com idade inferior a 18 anos à data da actividade, têm obrigatoriamente que preencher do campo "autorização" da ficha de inscrição, disponível no Posto de Turismo de Celorico de Basto.
Aguardamos pela sua boa disposição e vontade de caminhar!